O Android é um sistema operacional baseado em Linux, criado pela Google é direcionado a dispositivos moveis. Ele decorre da aquisição da empresa de software móvel de mesmo nome em 2005, o que permitira à companhia fazer os aplicativos móveis da Google chegarem ao Maximo de mãos possíveis, começando possivelmente em meados de 2008.
Apesar do sistema ser anunciado como um sistema da Google para dispositivos moveis, a responsabilidade do desenvolvimento do mesmo é da Open Handset Alliance, um conjunto de 47 empresas do ramo tecnológico e da telecomunicações. continue lendo....
Fonte: Wikipédia

Com o intuito de promover o sistema e incentivar a comunidade de desenvolvedores, a Google anunciou um concurso que ira premirar as melhores aplicações desenvolvidas para o sistema. O valor total dos prêmios é de US$: 10 milhoes.
Open Handset Alliance
O projeto Android está sendo desenvolvido por um grupo de mais de 47 empresas de tecnologia e mobilidade lideradas pela Google.
Intitulado de Open Handset Alliance (em tradução livre: Aliança para o Celular Aberto), esse grupo quer, na verdade, fazer com os dispositivos móveis o que fez a IBM com o desktop ignorando os modelos de fabricação de computador pessoal da época (até 1980) com hardwares e softwares proprietários e criando um equipamento constituindo de peças que pudessem ser facilmente achadas no mercado, que tivessem uma grande quantidade de fornecedores e fossem encontradas em muitos países. Um exemplo atual é o iPhone, o qual está em sua quarta atualização de firmware e o lançamento de uma SDK aberta é apenas um boato.
O objetivo do Open Handset Alliance, - que conta com nomes de peso como LG, Motorola, Samsung, Telecom Italia (TIM), Telefônica, Ebay, Intel, nVidia, entre outros - é lançar, até a segunda metade de 2008, hardwares e softwares baseados no Android que, segundo eles, proporcionem uma experiência móvel mais rica, mais agradável e ao mesmo tempo menos dispendiosa.
O Android
O Android é um pacote de softwares para dispositivos móveis que inclui sistema operacional, middleware (software que intermedeia a comunicação entre diferentes aplicativos e distintos protocolos) e aplicativos básicos. É baseado no kernel linux 2.6 e possui, como principais características:
Dalvik VM máquina virtual otimizada para pequenos dispositivos;
SQLite para armazenamento de dados;
Suporte a Blootooth, EDGE, WiFi e 3G;
Gráficos otimizados – bibliotecas customizadas para 2D e gráficos 3D baseados na biblioteca OpenGL
Suporte à maioria dos arquivos de mídia - MPEG4, H.264, MP3, AAC, AMR, JPG, PNG, GIF;
entre outros.

Infelizmente o Android só pode ser testado através de um emulador, que vem junto com a SDK, além de alguns poucos protótipos mostrados em feiras de tecnologia e mobilidade por fabricantes de aparelhos.

Para ajudar os desenvolvedores na criação de aplicativos para o Android, a Google disponibilizou um plugin para a IDE Eclipse que adiciona ferramentas para criar a depurar os códigos com facilidade.


0 comentários

Postar um comentário



Assinar: Postar comentários (Atom)